Mais um dia dos namorados chegando, para casais, os que ainda buscam alguém ou até para quem está feliz sozinho é sempre aquele período de extrema exploração do tema. Para o mercado, é mais um ensejo para se apoiar e “entrar na onda” para vender mais. Este ano curiosamente algumas marcas resolveram se apropriar do assunto de forma mais ousada e criativa, agregando valor a uma data que geralmente não sai do trivial e deixando.
Se o que se espera do dia dos namorados é o apelo romântico para agradar os casais, é preciso entender que nunca se pode ignorar um público que consequentemente será deixado de fora em ações publicitárias como essas. Segundo dados do Euromonitor International, o número de pessoas solteiras deve aumentar em 20% até 2040, além disso, o número de não-casados no Brasil soma mais de 81 milhões, é o que disse o IBGE no último ano. A conclusão desses dados para as marcas não poderia ser a mais óbvia: é preciso entender esse mercado consumidor e o que se julga relevante nesse momento da história do mundo.
Um exemplo inusitado de uma marca que entendeu isso foi o Burger King com sua ação de promoção para os “cornos”, onde esses intitulados vão até o drive thru de qualquer unidade e retiram grátis seu Whoopper na compra de um combo BK. Para que a mecânica aconteça é preciso ainda levar um amigo de “testemunha”. O tom bem humorado da ação com toda certeza tira toda aquela roupagem mais afável dessa data comemorativa, porém acaba nos lembrando que nem tudo são flores quando o assunto é relacionamento.
A Smart Fit também quis fugir do lugar comum com a campanha “Dia dos Marombados”. Entre os materiais de comunicação foi produzido um filme mostrando um personagem intitulado William Shapespeare, que recita versos sobre treino, foco e autoestima, aliás a mensagem vem com o mote de amor próprio, que serve tanto para solteiros quanto comprometidos.
Não podemos nos esquecer também que o dia 15 de agosto está ganhando cada vez mais relevância, em termos de comunicação, é o já conhecido “dia dos solteiros”. E nem é preciso dizer que essa oportunidade do calendário já está no radar de muitas marcas.
De maneira geral, as campanhas mais “fofinhas” do dia dos namorados não devem ser extintas, mesmo porque ainda existe um mercado faminto por inspirações românticas. Algo que ajuda a reforçar essa afirmação é o fato de marcas como O Boticário, Vivo e C&A, por exemplo, estarem entre as que mais investiram nessa data comemorativa em 2024, segundo a Tunad. Essas empresas citadas costumam focar no ensejo tradicional da data, mas apesar disso, como mencionado no início, vale olhar para todos esses públicos e não se esquecer da importância de incluí-los na conversa, pois ninguém gosta de ser rejeitado, principalmente no dia dos namorados.
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